O Instituto Caminhos na Mata é uma instituição de direito privado, que tem atuação na área de educação, capacitação e treinamentos relacionados ao Meio Ambiente e a Saúde Ambiental.
Foi instituída em 2015 com o objetivo de discutir, refletir e transformar as questões socioambientais associadas ao equilíbrio planetário por meio do conhecimento.
Mudanças Climáticas
Diálogos, Reflexões e Alterações Emergenciais.
Desafios do Antropoceno
-
Este curso foi organizado pelo Instituto Caminhos na Mata. Resultado do desdobramento da Maratona Climática promovida pelo The Climate Reality Brasil no primeiro semestre de 2023.
2. Objetivo: fornecer bases científicas, promover reflexões e ampliar a compreensão sobre as mudanças climáticas para fomentar o engajamento estratégico diante deste grade desafio planetário.
#papopeloCaminhos
13.AGO.2023
20h00 | YouTube
GIULIA B. D'ANGELO - Giulia Passarinha @giuliapassarinha
Bióloga de profissão e coração! Doutora em biologia animal pela Unicamp e pesquisa história natural de aves silvestres.
Trabalha com observação de natureza, levando grupos de pessoas para aprenderem a procurar e observar os passarinhos, transformando linguagem acadêmica em popular, ajudando a ampliar os sentidos enquanto explica sobre o comportamento das aves.
É autora de dois livros e dá um curso sobre Observação e Comportamento de Aves Silvestres.
10.MAI.2023
19h00 | YouTube
Dra. RACHEL TRAJBER
Doutora em Antropologia e Linguística (Purdue/UFSCar).
Coordena o programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, no Cemaden/MCTI).
Coordenou a Educação Ambiental do MEC (2003 a 2012). Membro do Instituto Ecoar, FunBEA Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
03.AGO.2023
20h00 | YouTube
DANILO BIFONE
@pracadanielbifone | @mudamooca
Ambientalista e meliponicultor. Advogado e servidor público federal.
Há 10 anos fundou o coletivo Muda Mooca que planta árvores voluntariamente nas calçadas. O grupo já plantou cerca de 30.000 árvores incentivando outros grupos a replicarem a ideia nos diversos bairros de São Paulo e em outras cidades do país.
13.ABR.2021
20h00 | YouTube
Daniel Ware
Estudante de Arte e Saneamento Básico Morador da Tekoa Itakupe
@itakupeartes
Tatiana Gamba
Professora de Educação Infantil - PMSP Fundadora do Projeto Ação nas Aldeias @acaonasaldeias
Cecília Aquino
Pedagoga (UNEB)
Diretora de Escola da Rede Municipal de São Paulo
Dirigente Sindical (SEDIN). @ceci.dandara.24
05.JUL.2023
20h00 | YouTube
Prof. Dr. RICARDO SAMPAIO
Doutor em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) Analista Ambiental o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio).
Há mais de 15 anos vem atuando em projetos de pesquisa e conservação da biodiversidade envolvendo monitoramentos populacionais de espécies e avaliando efeitos antrópicos sobre médios e grandes mamíferos neotropicais na Amazônia brasileira. Possui inúmeras publicações científicas no campo da primatologia, mastozoologia e biologia da conservação.
05.MAI.2021
20h00 | YouTube
Gabrielle Ignácio
Idealizadora da página Estudo e Ciência Estudante de Análises Clínicas
Estudante de Graduação em Ciências Biológicas
Idealizadora da página Estudo e Ciência @estudoeciencia
Larissa Dumbá
Bióloga
Mestra e Doutoranda em Zoologia pela UFMG.
Atualmente faz parte do pod Belo Horizonte do grupo 500 Women Scientists, participando de discussões e ações em prol da maior participação da mulher no meio acadêmico.
Além disso, está por trás da marca Doutora Bio, onde atua como Educadora, Mentora e Divulgadora Científica em suas redes sociais e website.
@doutorabio
Roberta Quintino
Designer e especialista de marketing Licencianda em ciências/biologia pela UNIFESP
Divulgadora de ciências no @educacienciaoficial
Diante ao cenário desafiador que vivenciamos, urge a necessidade de mudanças no atual sistema político-econômico para garantir o equilíbrio da biosfera, portanto, ações urgentes e eficazes para não comprometer a vida - preservação dos ecossistemas, controle da poluição, segurança alimentar, erradicação da pobreza, energia limpa, produção e consumo equilibrados, proteção da biodiversidade, entre outros importantes fatores.
O debate sobre o equilíbrio planetário se amplia e orienta os olhares para a necessidade de consolidação de mecanismos sociais e econômicos focados na saúde do planeta para proteger e manter a complexa teia da vida.
Desta forma, o ConCiA.on foi idealizado com a certeza de que na produção e aplicação das ciências, caminhos mais promissores à humanidade poderiam ser construídos.